CORAÇÕES AGLOMERADOS
- Mariele Santos
- 14 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de ago. de 2024
Será que a IA pode contribuir positivamente para a sociedade? Essa é uma pergunta que gera dúvidas.
Reprodução/YouTube/Eletromidia
No entanto, é interessante observar o exemplo de uma das maiores empresas de mídia do Brasil, que desenvolveu uma campanha efetiva de combate à violência contra a mulher.
Nesse projeto, foi realizado um mapeamento dos principais pontos de ônibus onde as mulheres se sentiam mais esperavam enquanto esperavam o transporte público em uma das maiores cidades do Brasil. Após essa etapa, foram instalados MUBs digitais em cada ponto de ônibus, hóspedes com conexão à internet, microfone e câmera noturna. Batizado de “Guarded Bus Stop”, o sistema conta com um sensor que detecta quando há apenas uma pessoa no ponto e inicia uma ligação.
Ao tocar na tela, uma pessoa é conectada a uma funcionária disponível naquele momento da empresa responsável pelo projeto. Essa funcionária oferece companhia até a chegada do ônibus, proporcionando uma sensação de segurança e conforto. Além disso, está preparado para agir em caso de incidentes ou emergências. O objetivo do Ponto de Ônibus Vigiado é contribuir para a redução da violência contra a mulher, fornecendo apoio e assistência nos momentos de vulnerabilidade nos pontos de ônibus, combinando tecnologia interação e humana.
Esse projeto demonstra que, embora a tecnologia desempenhe um papel importante, a interação humana é fundamental para seu sucesso. A presença da funcionária disponível para atender e fazer companhia mostra que a combinação de IA e pessoas pode ser uma abordagem eficaz na busca por soluções sociais.
Isso nos leva a refletir: como podemos garantir que a IA seja usada de maneira ética e inclusiva, maximizando seus benefícios para toda a sociedade?
Comments